Itu Em Destaque!

 Destaques
Exposição gratuita no Sesi Itu convida o público a descobrir a América Latina
maio 10
21:38 2018

Exposição gratuita no Sesi Itu convida o público a descobrir a América Latina


ANGELO_PIZZAS_685x100 Exposição gratuita no Sesi Itu convida o público a descobrir a América Latina

Da Redação Itu Em Destaque

O SESI ITU expõe a partir desse mês o resultado do trabalho fotográfico de João Thiago ao percorrer o continente sul-americano em busca de registros sobre a paisagem, a cultura e a realidade socioeconômica dos povos que habitam a região até mesmo antes da colonização espanhola. A exposição Sulamérica fica em cartaz na unidade até o dia 8 de junho. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda, quinta e sexta, das 8h às 18h, e terça e quarta, das 8h às 12h.

A análise feita por Eduardo Galeano em sua obra As Veias Abertas da América Latina evidenciou a constante história de exploração sofrida por países como Bolívia, Peru, Chile, Equador e Brasil para suprir as necessidades do Velho Mundo. O mote do livro serviu de inspiração para o fotógrafo captar o espírito de resistências e misturas dessa terra muitas vezes esquecida e estigmatizada. João Thiago revela um continente que ganha protagonismo e memória, fazendo um resgate do elo perdido no centro da cultura e da essência da sociedade latino-americana.

Os visitantes poderão conferir registros sensíveis do imaginário dos povos sul-americanos e da mais bela e crítica porção do continente. As imagens permitem transitar mental e visualmente pelos caminhos dessa região de diversidade e paisagens incríveis. Nessa viagem, o fotógrafo convida o público a observar como os povos pré-colombianos convivem com uma nova sociedade formada a partir da vinda dos espanhóis ao continente. Sua passagem por Cusco (Peru) e pelo Lago Titicaca (Bolívia e Peru), por exemplo, retrata justamente essa resistência em manter viva a cultura inca. História, emoção, geografia e observação num sincretismo audaz e singular.


ANGLO_ITU_685x100-AGOSTO-2017 Exposição gratuita no Sesi Itu convida o público a descobrir a América Latina

Sobre o fotógrafo

João Thiago (1976) formou-se em fotografia em um curso livre da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, em 2000. Seu principal direcionamento são as séries autorais, como Bahia em Branco e Preto, iniciada em 2002 sobre a região sul do Estado nordestino, em especial na vila de Trancoso e arredores; seus registros das Companhias de Folia de Reis, desde 2011; e Sulamérica, passando por vários países do continente. Participou de duas edições da Mostra de Artes da Juventude promovidas pelo Sesc Ribeirão Preto, foi premiado em 2006 com a exposição individual Oníricas. Já atuou como monitor, ministrou oficinas, produziu o Festival de Cinema de Trancoso e, atualmente, é colaborador em sites, banco de imagens e publicações independentes.




Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.

SERVIÇO

Sulamérica

Local: SESI Itu – R. José Bruni, 201 – Bairro São Luiz – Itu/SP

Datas e horários: De 3 de maio a 8 de junho – segunda, quinta e sexta, das 8h às 18h, e terça e quarta, das 8h às 21h

Informações: (11) 4025-7300

Entrada gratuita




0 Comentários

Sem comentários

Deixe aqui seu comentário

Comente aqui

Escreva seu comentário

Previsão do tempo

Itu Em Destaque no Twitter

web
analytics