Itu Em Destaque!

 Destaques

Palestra púbica em Itu apresenta projeto inédito na região para apoio a jovens desabrigados nesta quinta-feira (28/04)

Palestra púbica em Itu apresenta projeto inédito na região para apoio a jovens desabrigados nesta quinta-feira (28/04)
abril 25
20:07 2016

Na próxima quinta-feira (28/04), às 19h30, acontece a palestra pública de lançamento do projeto Casa de Apoio e Centro de Capacitação de Itu, no auditório do Sincomércio da cidade. O evento, que é aberto ao público e empresários da cidade, marca o início dos trabalhos da iniciativa, que oferecerá moradia a jovens que atingem a maioridade nos abrigos para menores e precisam iniciar uma vida, sem qualquer apoio. No Brasil, a realidade de jovens egressos de lares para menores é um problema grave: segundo o Conselho Nacional de Justiça, mais de 2500 jovens de 18 anos tiveram que sair do abrigo onde viviam, apenas em 2015.

A palestra, com o título de “Completei 18 anos! E agora?”, será apresentada por Cláudia Maria Mariano da Silva, presidente do CMDCA – Itu (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e pelo coordenador do projeto, Claus-Peter O. Willi. Pai de dois filhos adotados, Claus segue fortemente engajado em ajudar as pessoas que crescem longe de um ambiente familiar. “Os jovens que vivem nestes lares, ao passarem a faixa dos 10 anos, já sentem que dificilmente serão adotados por uma família”, explica. “Por isso, além de atuar como lar, criamos um Centro de Capacitação, que atenderá jovens a partir dos 14 anos, proporcionando a eles uma profissionalização necessária para o momento em que atingirem a maioridade”, destaca o coordenador, que lamenta o fato de muitos jovens de 18 anos, ao saírem dos lares onde moram, tornarem-se moradores de rua ou se envolverem com a criminalidade.

Inicialmente, a Casa de Apoio será voltada para dar abrigo a mulheres, que poderão morar no local entre os 18 e 21 anos. “Para as meninas, é ainda mais difícil conquistar uma vida digna, logo aos 18 anos, devido a diversos fatores”, destaca Claus. O coordenador do projeto lembra que a Casa de Apoio e Centro de Capacitação também funcionará como um espaço de convivência comunitária e de fortalecimento de vínculos sociais.

O projeto terá como gestor o Instituto Kairós, e atenderá os municípios de Itu, Salto, Cabreúva ,Porto Feliz, Boituva e Indaiatuba através de parceria com o Setor Público – Executivo e Judiciário – e Grupos de Apoio à Adoção destas cidades.

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto Casa de Apoio e Centro de Capacitação

Palestra pública “Completei 18 anos! E agora?”

Data: 28 de abril (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Auditório do Sincomércio

Endereço: Rua Maestro José Vitório, 137, Centro, Itu-SP

Mais Notícias

0 Comentários

Sem comentários

Deixe aqui seu comentário

Comente aqui

Escreva seu comentário