Penitenciária de Porto Feliz tem fuga de presos em massa

Detentos do Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz se rebelaram no fim da tarde de ontem. O motivo da rebelião teria sido a suspensão da saída temporária como forma de medida preventiva para conter o avanço do coronavírus.
Houve fuga em massa de presos, mas o número ainda não foi divulgado. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, até o início da manhã de hoje, 155 fugitivos haviam sido recapturados. A penitenciária de Porto Feliz, abriga 1.825 detentos no regime semiaberto.
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária informou que ocorreram atos de insubordinação nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária II de Mirandópolis, devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria hoje.
Ainda de acordo com a nota, “a medida foi necessária pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados.”