Itu Em Destaque!

 Destaques

Secretaria de Saúde de Itu implanta programa que humaniza atendimento às gestantes

Secretaria de Saúde de Itu implanta programa que humaniza atendimento às gestantes
agosto 14
09:14 2019

A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itu iniciou o programa Visita no Hospital, desenvolvido em parceria com o Hospital São Camilo. A iniciativa possibilita às gestantes conhecer antecipadamente o ambiente onde será assistida, além de receber orientações gerais de profissionais da saúde como, por exemplo, sinais de trabalho de parto, tipos de parto, aleitamento materno, higienização do bebê.

O Visita no Hospital vai ao encontro da determinação da Lei de Vinculação de Parto, que dispõe em nível nacional sobre o direito da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade onde receberá assistência – em caso de intercorrência pré-natal ou no parto – no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Dessa forma, a Secretaria cumpre a Lei Federal e, de maneira bastante humanizada, oferece mais transparência e tranquilidade às gestantes. Elas têm a oportunidade de conhecer previamente as instalações da maternidade e sanar dúvidas sobre internação, parto, entre outras”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

Durante a visita, as gestantes passam pela recepção do serviço, sala de acolhimento da maternidade, sala de triagem, quartos, salas de pré-parto, parto e pós-parto. A primeira visita ao Hospital São Camilo ocorreu nesta quarta-feira (07/08), com a presença de uma gestante que realiza Pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde.

Patrícia de Fátima Adaimore, usuária da UBS 06, no Jardim Padre Bento, participou do encontro e aprovou a iniciativa. “Achei muito interessante, recomendo para outras mães, principalmente as de primeira viagem”, comentou. No oitavo mês de sua terceira gestação, Patrícia ressaltou que nesses momentos sempre é possível aprender algo a mais.

As visitas são viabilizadas por intermédio da equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que encaminha a gestante após a 28ª semana de gestação para o Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo agendamento junto à unidade hospitalar. Nos dias 4 de setembro, 2 de outubro, 7 de novembro e 4 de dezembro, sempre das 9h às 11h30, serão realizadas as próximas visitas.

Mais Notícias

0 Comentários

Sem comentários

Deixe aqui seu comentário

Comente aqui

Escreva seu comentário